logo-ratiois

Cases

Conheça nossos cases

Nossos clientes são de diversos setores do mercado nacional, vão desde pequenas empresas a multinacionais, de capital aberto ou fechado.

São clientes preocupados, verdadeiramente, com o aculturamento ESG e a geração de valor organizacional.

Plano & Plano Desenvolvimento Imobiliário S.A.

Desenvolvimento da materialidade, elaboração do Relatório de Sustentabilidade e criação do Comitê de Sustentabilidade

A RATIO articulou o contexto da Sustentabilidade da Plano & Plano com as Normas Universais GRI 2021, em seus pontos essenciais e estratégicos; conduziu a metodologia para obtenção dos temas materiais, coletou dados de desempenho do negócio e os conectou com as práticas de gestão e às metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).  Adicionalmente, estimulou a criação de um Comitê ESG para apoiar as decisões do Conselho de Administração na condução dos temas mais relevantes para o Negócio.

Os resultados foram apresentados no Relatório de Sustentabilidade 2022. Após consolidação da narrativa e finalização da edição em word, iniciou-se o procedimento para a construção do PDF Interativo.

Sinqia S.A.

Diagnóstico e planejamento de sustentabilidade. Elaboração de estrutura baseada em princípios que orientaram a Sinqia no processo de identificação, priorização e resposta aos desafios da sustentabilidade, com o objetivo de melhorar o desempenho a longo prazo

O Diagnóstico de Sustentabilidade da Sinqia S.A, concebeu uma análise do grau de envolvimento da Companhia com o contexto do Meio Ambiente, Sociedade e Governança (ESG) e orientou a jornada da sustentabilidade corporativa.

O projeto resultou no desenvolvimento de uma plataforma estratégica pautada pelos tópicos necessários para evolução da sustentabilidade na Sinqia.  Abrangeu diferentes etapas desde a identificação do contexto setorial, definição das partes interessadas, entrevistas com alta administração e pontos focais das áreas de negócio para consolidação dos principais requisitos ou objetivos de gestão.  A metodologia usada foi baseada nos princípios da AA1000 da Accountability, nos indicadores da Global Reporting Initiative (GRI) e da Sustainability Accounting Standards Board (SASB).

Com as informações consolidadas, a Companhia foi capaz de desenvolver um plano estratégico de aculturamento e divulgação da primeira edição do relatório ESG Sinqia/2022

Benx

Mentoria de Sustentabilidade: Aculturamento, elaboração da materialidade, práticas e políticas ESG; formação do comitê e produção do relatório de sustentabilidade.

Entre os principais objetivos apresentados para iniciar o trabalho na Benx, estava o baixo engajamento com as pautas da sustentabilidade. Seja pela dificuldade de entendimento sobre o pensamento integrado ou por falhas na incorporação de processos.

O problema do entendimento foi rapidamente resolvido com a disseminação internamente do tema ASG (Meio Ambiente, Sociedade e Governança), através de um Grupo de multiplicadores formado por técnicos e executivos das áreas prioritárias da Companhia. Os temas de sustentabilidade foram abordados, dentre eles, as principais referências legais e voluntárias da cena nacional e internacional, as ferramentas de avaliação do desempenho e os tópicos mais importantes do setor da construção.  Desse diálogo nasceu o Comitê ESG, que passou à elaboração da materialidade, identificando os principais impactos do negócio e os grupos de públicos afetados.

A participação durante todo o processo de Mentoria de Sustentabilidade (promoção do pensamento sistêmico, avaliação dos principais impactos e definição dos temas materiais, foco nas questões de relevância e relacionamento com stakeholders), ajudou a Gerência de Sustentabilidade e Meio Ambiente a endereçar ações exclusivas de atuação em direção às melhores práticas de abrangência ambiental, social e de governança.

Finalmente, todo o trabalho culminou na produção do primeiro relatório de sustentabilidade Benx.

Indusparquet

Facilitação GRI: Treinamento da equipe de sustentabilidade nos requisitos e fundamentos GRI 2021

O treinamento introduziu o propósito e o sistema das Normas GRI para o relato da sustentabilidade e explicou os conceitos centrais e princípios fundamentais para o relato em conformidade com as Normas GRI. A agenda da facilitação seguiu o processo de identificação dos impactos, a definição dos temas materiais até a coleta dos indicadores prioritários. A metodologia aplicada em grupos divididos em blocos com foco para o meio ambiente, para a sociedade e governança, contou com uma etapa teórica dialogada com as várias áreas de operações Indusparquet e todos puderam exercitar o conhecimento com estudo de casos e com as próprias informações da Companhia. O resultado permitiu uma avaliação mais assertiva sobre a condição do reporte de sustentabilidade.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?