Diversidade nas Empresas

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030, a igualdade de gênero e a redução da desigualdade no interior dos países e entre os países, são objetivos a serem ainda alcançados. E para que isso aconteça, não só a mentalidade de uma sociedade deve ser reformulada, como também a governança corporativa das empresas.

É preciso reformular nas organizações, a concepção ultrapassada, que não mais condiz com o cenário atual onde as habilidades profissionais do ser humano independem de suas escolhas e características pessoais.

Hoje, tem-se notado que a questão da diversidade ganha força a cada dia, que por sua vez, vem encontrando mais portas abertas, porém ainda não o suficiente para anular ou diminuir o preconceito e intolerância, ainda existentes no Brasil e no mundo.

Para que se torne mais visível a mudança comportamental por parte das organizações corporativas, precisa que se abra incentivo às contratações, vinculando a empresa a proposta da geração de conhecimento por meio da diversidade. Lembrando que existem muitos aspectos positivos ao promover a diversidade, dentre eles o reconhecimento e satisfação daqueles que estão dentro da empresa e até mesmo por aqueles que tem interesse pela empresa, gerando um fortalecimento e retenção entre funcionário e organização.

Mediante ao incentivo a capacitação e a integração do profissional, a empresa estará ajudando a formar uma nova mentalidade social, derrubando as barreiras do progresso coletivo, quando passar a enxergar o cidadão através de sua cor, sexo, credo, características, que não diminuem a capacidade física e mental do cidadão para concluírem suas tarefas diárias de trabalho.

Sendo assim, uma visão otimista de um universo corporativo com menos fronteiras que impeçam o desenvolvimento e o progresso pessoal e até mesmo mútuo (empresa x funcionário), está cada vez mais iminente.

—————————–

William Santiago é especialista em Relacionamento com Clientes e Head de Marketing da Ratio Inteligência em Sustentabilidade

Open chat
Powered by